terça-feira, 25 de setembro de 2012

Show de Musica Clássica na Catedral em Florianópolis


Data: 25/09 - Terça feira
Horário: 20:00
Local: Catedral Metropolitana de Florianópolis, Praça XV de Novembro, Centro.
Ingressos: 1 kg de alimento não-perecível.

Sinopse: A artista franco-suíça Ophélie Gaillard comandará um concerto de violoncelo, acompanhada de músicos do grupo Pulcinella. Participarão do espetáculo o tenor Emiliano Gonzales-Toro, Florence Malgoire no violino e Laurente Stewart no cravo. No repertório, músicas barrocas, com peças de célebres compositores, como Jean-Baptiste Lully - o mais importante mestre de danças da corte francesa -, Jean-Phillipe Rameau e Marc-Antoine Charpentier.
Ophélie tem como diferencial um repertório bastante diversificado – desde música barroca e clássica a contemporânea. Em 2003, foi eleita como “solista instrumental revelação” na premiação “Victoires de la Musique Classique”, além de vencer por três anos o concurso do Conservatório Nacional de Música e Dança de Paris.
Seu último disco, a integral das Suítes de Bach, provocou, após seu lançamento em abril de 2011, o reconhecimento da crítica com o prêmio "Diapason d'or", da revista francesa especializada "Diapason". No mesmo ano, Gaillard colaborou na gravação de "Soli", disco dedicado as obras do compositor contemporâneo Pierre Bartholomée.
Já Pulcinella é um coletivo de solistas apaixonados pela prática da música barroca com instrumentos de época, membros das mais prestigiosas formações e reunidos em volta de Ophélie Gaillard. O Pulcinella dedica parte do seu repertório às obras-primas para violoncelo concertante dos séculos 17 e 18.
O conjunto colabora regularmente com os melhores cantores da jovem geração, em particular Nuria Rial, Salomé Haller, Gaëlle Le Roy, Sandrine Piau, Max Emmanuel Cencic, Xavier Zabata, Christophe Dumaux, Carlos Mena e Dietrich Henschel, que figuram entre os convidados do Pulcinella nos palcos prestigiosos dos Festivais de Saint Denis, Uzès, Beaune, Froville, Santiago de Compostela, da Cité de la Musique e do Teatro Châtelet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário