Nesta quarta-feira (31), começa a segunda e última etapa das obras de restauro do prédio histórico do Centro de Cultura Popular - Mercado Público de Itajaí. O contrato e a Ordem de Serviço foram assinados na tarde desta terça-feira (30), esta fase dos trabalhos contempla a colocação do forro da cobertura, execução dos sistemas hidráulico e hidrossanitário, restauro do chafariz e das esquadrias (madeira das portas/ janelas) e o piso.
Conforme prevê o contrato assinado entre a Prefeitura Municipal e a Secon Construções Ltda (Itajaí/ SC), empresa contratada por meio de processo licitatório, o prazo para a conclusão das obras é de 60 dias. “A expectativa é que o Mercado seja reaberto em dezembro, já com os novos sete permissionários no local, para assim atendermos aos milhares de turistas com a temporada de transatlânticos”, destaca José Amadio Russi, Superintendente da Fundação Cultural de Itajaí (FCI).
Conforme a arquiteta da FCI, Silvana Pitz, responsável por acompanhar e fiscalizar a obra, os serviços desta última fase não apresentam grau de complexidade, devendo o prazo (estabelecido em contrato) ser cumprido sem dificuldade. “Os serviços mais demorados em que irá demandar mais tempo e cautela é o restauro da obra de Luigi Collares, posicionada ao centro do pátio interno e o restauro das esquadrias”, aponta.
Ocupação
A Fundação Cultural de Itajaí, órgão responsável pelo gerenciamento do Centro de Cultura Popular, ainda leva a conhecimento público que em breve irá lançar a concorrência para ocupação do espaço. “A previsão é que em novembro o edital já esteja disponível aos interessados. Lembrando que poderá participar qualquer pessoa jurídica que atenda a todas as normas expressas no edital”, ressalta Marco Otávio Cachel, assessor jurídico da FCI.
Informações: Fundação Cultural de Itajaí (47) 3349-1214
Nenhum comentário:
Postar um comentário