terça-feira, 9 de agosto de 2011

II Festival Toni Cunha 13 a 21 de Agosto



Itajaí irá se tornar a capital do Teatro em Santa Catarina. Dez grupos teatrais de Itajaí irão se apresentar na Mostra Local e oito grupos de São Paulo, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Ceará e Rio de Janeiro se apresentam na Mostra Nacional. A comissão curadora primou pela qualidade nas atrações nacionais, trazendo para o município, alguns dos nomes mais expressivos da produção teatral contemporânea.

Teatreiros da região e o público em geral, além de assistirem aos 18 espetáculos do Festival, poderão participar de workshops, ministrados pelos atores envolvidos na Mostra Nacional, onde abordarão seus processos criativos, oferecendo à comunidade o contato com realidades/modos de produção teatral desenvolvidos em todo o Brasil. O público também poderá participar de uma mesa redonda sobre a produção teatral, com os grupos locais.

Nesta edição, dois críticos, Humberto Giancristofaro e Lucianno Maza, do Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente, farão uma avaliação de cada espetáculo, que será disponibilizada ao público e a imprensa. Prática, que de acordo com a diretora do Teatro Municipal, Denise da Luz, tem sido comum nos Festivais. “A classe teatral solicitou esta crítica para refletir sobre a sua produção e o teatro como um todo, é como se as avaliações tivessem uma função pedagógica”.

A primeira edição do festival foi intitulada como I Festival Brasileiro de Teatro. Neste ano, agregou-se o nome Toni Cunha em homenagem póstuma a um dos grandes agitadores culturais da cidade, que com seu espírito alegre e tom conciliador, agregou vários artistas e fomentou a atividade cultural de Itajaí. As ações de Toni impulsionaram muitos artistas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário